11 fevereiro 2010

*NOTICIAS DO CARNAVAL 2010 N° 25

Salve Amigos!
Estou enviando dois textos sobre o carnaval da Morada do Samba de 2010.Destaco a palavra de Sidnei França, meu padrinho carnavalesco. Com o samba-enredo "Da criação do Universo ao sonho eterno do Criador... Eusou espelho e me espelho em quem me criou!!!", a escola de samba MocidadeAlegre quer continuar no posto mais alto do Carnaval de São Paulo.
Aagremiação foi campeã de 2009. O carnavalesco Sidnei França guarda a setechaves as surpresas do desfile, mas aposta nos espelhos para encantar opúblico:- Tem muitas novidades, mas basicamente levaremos soluções criativas einovadoras para mostrar a história do espelho em diversas formas.A Mocidade vem se destacando nos últimos anos por estar sempre entre asescolas campeãs.
A agremiação venceu o Carnaval em 2004, 2007 e 2009, foivice-campeã em 2008 e ficou em terceiro lugar em 2005 e 2006. Na opinião deFrança, isso acontece porque a atual administração, comandada pelapresidente Solange Cruz Bichara Rezende, quer construir uma comunidadeengajada:-
Os integrantes da escola não medem esforços e fazem parte dessaorganização. É o material humano que faz a diferença.Durante o ano todo, são feitas muitas festas, eventos e reuniões para uniras pessoas e arrecadar dinheiro para a construção do desfile. Além disso, háum setor social dentro da escola que realiza diversos cursos e aulas.Enquanto a comunidade se diverte, a diretoria da agremiação define o tema doCarnaval e o apresenta em um concurso para a escolha do samba-enredo. Emsetembro, depois de várias eliminatórias, a letra é escolhida. A partir daí,os integrantes começam a ensaiar. Durante todo esse processo, o carnavalescodesenha as fantasias e os carros alegóricos:- Eu escolho três temas quem vêem da minha cabeça e os mostro para osdiretores da Mocidade Alegre. Depois, eles selecionam o que mais combina coma agremiação.
Outra característica da escola é não levar famosos para a avenida. SidneiFrança contou à reportagem do *R7* que isso não faz parte da proposta daescola para valorizar o trabalho dos artistas que trabalham o ano tododentro da agremiação, porque as celebridades podem ofuscar o brilho daMocidade durante o desfile.
Para vencer de novo, Mocidade Alegre se espelha em fundadorCampeã usará enredo sobre os espelhos para homenagear presidente de honramorto em 2009Cristiane Bomfim, do Jornal da Tarde "Reflete a sua memória. Do criador da morada do samba. Tá vendotudo acontecer. Tá no meio de bambas. Feliz. Tá tirando uma onda." Ainda naconcentração, antes de atravessar a faixa amarela do sambódromo, a MocidadeAlegre vai cantarolar esses versos num ritmo de oração em homenagem a JuarezCruz, o principal fundador da escola. Ele morreu em fevereiro do ano passadovítima de uma parada cardíaca, uma semana após a agremiação ter se tornado acampeã de 2009.
O samba-homenagem foi composto no início de janeiro por seu Beto. Amigo delonga data, ele participou da fundação da escola em 1967 e nunca mais saiude perto da Mocidade, nem do seu Juarez. "A gente sente saudade porque elevivia pela escola. A Mocidade tem muito dele. Tem a cara dele", diz o senhorde 69 anos, olhos brilhantes e fala ligeira que tem nome de batismo AlbertoAlves dos Santos. Em mais de 40 anos de amizade, os dois nunca brigaram."Éramos parecidos. Fazemos aniversário no mesmo dia", lembra.
Para os maisdistraídos, pode não parecer, mas o enredo deste ano que fala sobre espelhotambém é uma forma que a escola encontrou para agradecer o homem que "semprecarregou e defendeu as cores do pavilhão - vermelho e verde", afirma apresidente e sobrinha de Juarez, Solange Cruz Bichara Rezende.Da criação do universo ao sonho eterno do criador. Eu sou espelho e meespelho em quem me criou é um tema abstrato, como define Solange. "A escolagosta destes temas que podem ser interpretados de várias formas", diz.
Aprimeira delas é a mais explícita: o enredo conta a história do espelho, suarelação com a vaidade, a luxúria e as superstições. Também pode serentendido de uma maneira, digamos, mais espiritual. A criação do universopor Deus e o homem como sua imagem e semelhança.Para quem conhece de perto a Mocidade todas essas possibilidades terminam nofundador da escola. "Deus é o criador do Universo. O seu Juarez é o criadorda Mocidade.
E é nele que nos espelhamos aqui na escola", se emocionaSolange. Ela conta que seu primeiro ano de gestão não foi fácil. "Ele eramuito crítico. Mas hoje entendo tudo isso, ele me fez ser uma pessoa maisforte e me ensinou tudo o que sabia. Não tem como esquecer. É o meuespelho." Em 2004, no primeiro ano de gestão de Solange, a escola acabou como jejum de 23 anos e foi campeã.
AbraçosTuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário