Salve Amigos!!!
Essa é para nosso presidente...
Samba da Imperatriz é eleito o melhor do Grupo Especial Júri deespecialistas convidados por O DIA foi só elogios ao hino que vai embalar oenredo da verde e branca e deu o segundo lugar à Vila Isabel. Lançamento doCD do Carnaval 2010 vai ser na quartaRio - Ao menos de três meses do Carnaval, a Imperatriz Leopoldinense largana frente. O samba da verde e branca foi eleito o melhor do Grupo Especialpor seis especialistas reunidos por *O DIA*.
Olançamento oficialdo disco, vendido a R$ 21,90 em média, será na quarta-feira, naCidade do Samba.Composta por Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga, acomposição que vai embalar o enredo 'Brasil de todos os Deuses' somou 59,8pontos e foi elogiada por todos os jurados. Para Leci Brandão, a Imperatriztem um samba-enredo 'maravilhoso'. 'A melodia é fantástica e a letra também.É uma obra completa e tem tudo para ser o grande samba de 2010', disse Leci,que deu 10 para o samba.O cantor e compositor Jorginho do Império também deu a nota máxima: 'O sambaconseguiu sintetizar com grande qualidade letra e música, explorando um temaque mostra a diversidade religiosa no Brasil. A escola tem tudo pararealizar um excelente desfile'.
O cantor Marquinho Sathan faz coro: 'OsDeuses abençoaram as cabeças desses poetas que compuseram esta obra-prima'.O compositor Guga, 68 anos, um dos autores do samba campeão, se emocionou.“Vamos transformar a Sapucaí num mar de fiéis”, disse, citando verso dosamba. A Vila Isabel, que vai exaltar o centenário de Noel Rosa, com um hinoassinado por Martinho da Vila ficou em segundo lugar na preferência porapenas um décimo. 'Dou 10 com louvor porque é um samba completo. Acho atéque pode ser o grande destaque da Sapucaí.
O Martinho conseguiu fazer umsamba tradicional e moderno ao mesmo tempo', exaltou Leci.Para o jornalista esociólogo Bruno Filippo, a obra é arrebatadora. 'É, senão o melhor, umdosmelhores da década. Sua presença no CD eleva o nível da safra. É um sambaque não será esquecido na Quarta-Feira de Cinzas', acrescentou Filippo, quetambém é colunista do site *O Dia na Folia*.Autores do samba campeão da Imperatriz, da esq. para a dir, Jeferson Lima,Flavinho, Gil Branco, Guga e Me Leva se emocionaram com o resultado Foto:Ricardo Almeida / Tradição do SambaAo comentar a colocação da Vila Isabel, Martinho reconheceu a superioridadeda Imperatriz. 'Eu já tinha ouvido por aí que o samba da Imperatriz eramuito bom e pelo jeito é verdade, né?', brincou. 'Fico feliz de estar nascabeças.
Sou do tempo em que a emoção reinava no Carnaval e acho queconsegui fazer um samba tradicional e moderno ao mesmo tempo. Noel estarácom a gente na Avenida', festejou Martinho.De volta ao Grupo Especial após 9 anos, a União da Ilha levou o 3° lugar coma homenagem a Dom Quixote. “O destaque é a bela melodia, artigo raro nocarnaval”, avaliou o pesquisador Luis Carlos Magalhães. “A melodia éenvolvente e a letra é fácil; vai incendiar”, disse o intérprete PaulinhoMocidade, que em 2010 vai defender a escola Embaixadores do Ritmo, de PortoAlegre.Com apenas 18 anos, Arlindo Neto, filho de Arlindo Cruz, comemorou oterceiro lugar do samba da União da Ilha, do qual é um dos autores com mais11 pessoas.
'Nunca poderia esperar uma colocação tão boa. Foi minha primeiravitória no Grupo Especial. Fico honrado em ter ficado só atrás de Guga eMartinho', revelou o jovem sambista, que já começa a trilhar os passos dopai famoso.Paulinho Mocidade também deu 10 para a composição do enredo sobre os 50 anosde Brasília, o hino da Beija-Flor, que ficou em 4º. 'A Beija-Flor conseguecom a sua grande estrutura esquecer até o lado comercial do samba, confiandono seu componente fiel as suas origens'. Marquinho Sathan atribuiu 9,7 edestacou alguns pontos. 'É surpreendente como eles têm a facilidade decolocar um samba complicado demais em harmonia no 'jeitão' caloroso daescola'.Campeão do desfile de 2009, o Salgueiro veio atrás, em quinto lugar, com umenredo sobre o universo dos livros.
A Unidos da Tijuca, em sexta colocação,foi seguida pela Mangueira, com sua homenagem à música brasileira. Para LeciBrandão, a verde e rosa tem um samba com a cara da comunidade. “Embora sejade uma turma jovem, a obra parece feita pelos antigos. A participação dabateria na gravação ficou fantástica”, resumiu.*Porto da Pedra amargou o último lugar entre as 12*No extremo da tabela, a Porto da Pedra, que contará a história da moda,amargou título de pior samba. “A letra é cheia de clichês”, opinou BrunoFillipo, que deu 8. Em 11º lugar, ficou a Grande Rio. A tricolor vaicomemorar os 25 da Sapucaí e exaltar o camarote de uma cervejaria. “O sambanão traduz a expectativa do enredo, e a melodia não melhora a qualidade daletra, que tem propaganda explícita no refrão”, criticou Filippo.
Com sambas medianos, Mocidade, Portela e Viradouro completam a lista. Pela1ª vez em 15 anos, as escolas deixaram a frieza do estúdio e gravaram aovivo os hinos na Cidade do Samba. Era uma antiga reivindicação de mestres debaterias, que puderam impor seus estilos. Paradinhas foram liberadas.O álbum de 2010 também mostra o troca-troca de intérpretes. Wander Pires,ex-Mocidade, faz sua estréia na Mocidade, enquanto David do Pandeiro, queestava na escola de Niterói, foi para a verde-e-branco de Padre Miguel.Outro destaque é a volta de Dominguinhos do Estácio.
Há dois anos fora doGrupo Especial, o veterano defenderá a Imperatriz no próximo Carnaval. NaMangueira, o público poderá conferir o desempenho de três intérpretes:Luizito, Zé Paulo Sierra e Rhychahs. A foto da capa do CD foi feita porHenrique Matos, assim como nos últimos cinco Carnavais.
Abraços, AmigosTuta